quarta-feira, 21 de abril de 2010

P2 (a) - Revisão: Língua e Linguagens (1º ano - EM)

Atenção, gente! Aqui vão algumas dicas sobre os conceitos de linguagens e língua, que ajudarão na P2 (1º período) de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio.

1- LÍNGUA: é um tipo de código de uso coletivo, que serve a uma nação, a um povo, a uma determinda cultura para que haja comunicação entre as pessoas que compreendem suas leis combinatórias de seleção e exclusão de fonemas, letras, palavras, frases, orações, períodos etc.
EXEMPLOS: a Língua Grega, o Latim, a Língua Portuguesa, a Inglesa, Francesa, o Esperanto, a Libra (sinais para deficientes auditivos e linguísticos).
2- LINGUAGENS: como sabemo sabemos, há, no mundo, vários tipos de linguagens. Eis alguns tipos delas:
a- Linguagem verbal: nela é usada apenas palavras (de todos os tipos) que podem ser ESCRITAS ou FALADAS.
b- Linguagem não-verbal: nela é usada apenas imagens, gestos, movimentos (desenhos, pinturas, sinais, dança etc.).
c- Linguagem mista: nesse tipo de linguagem são empregadas tanto a linguagem verbal quanto a linguagem não-verbal (reveja os tipos "a" e "b" acima).
d- Linguagem digital: combina todas as outras linguagens, além de inserir recursos próprios do mundo tecnológico. É só pensarmos em celulares, internet, blogs, computador, video-games etc.
Obs.: Gente, não deixe de estudar esses conceitos colocados aqui, pois há alunos que não se saíram bem na P1 porque não estudaram ou não levaram a sério os conteúdos exigidos. Portanto, estude, Gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário