terça-feira, 20 de abril de 2010

P2 (b) - Revisão : Intertextualidade, interdiscursividade e paródia (1º ano - EM)

Atenção, gente! Os exercícios abaixo servem como revisão para a P2. Deixei os das páginas 114 e 115 (dados em aula no dia 20/04) para corrigirmos um pouquinho antes da prova em 27/04/2010, forçando-os a fazê-los com mais afinco. Estudem!!!

1- Leia os dois fragmentos dos poemas abaixo e responda ao que se pede.

Violões que choram... (Cruz e Sousa-séc. XVIII)
Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.

Violoncelo (Camilo Peçanha-séc. XIX)
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas,
Pontes aladas
De pesadelo...
a) Segundo o conceito de intertextualidade, podemos dizer que o segundo poema tem relação com o primeiro? Justifique.

R.: Sim, pois os dois textos possuem o mesmo tema e dialogam com o mesmo conteúdo; o 2º poema é inspirado no 1º.

b) Podemos dizer que, neles, a interdiscursividade não está presente? Justifique.

R.: Não. Porque o discurso, o assunto abordado é semelhante; e isto apresenta ao mesmo tempo visões de mundo parecidas e próprias, mas que se distanciam por causa das épocas diferentes em que os versos foram escritos.

c- Como pode ser visto O conceito de paródia nos poemas lidos?
R.: O 2º poema é, de fato, posterior ao 1º. São de séculos diferentes; evidenciando que o 2º "imita" o 1º, mas não de modo satírico (irônico). Então não há paródia.
Obs.: Paródia - obra que imita satiricamente o tema e/ou a linguagem de uma outra.

Um comentário:

  1. oi galera adorei entrar neste site e tambem adorei o texto abortado... leticia ojeda ms

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