terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Itaboraí
A cidade (Foto 1- Convento São Boaventura; foto 2- área verde de Itaboraí-Magé)
Itaboraí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º44'40" de latitude sul e 42º51'34" de longitude oeste, a 46 metros de altitude. A população estimada para 2009 foi de 228.996 habitantes.

Panorama histórico
A origem está relacionada à história da extinta Vila de Santo Antônio de Sá ou Vila de Santo Antônio de “Macacu”, como também era conhecida e que tem sua origem em 1567.

A fundação de Itaboraí ocorreu em 1672, com a inauguração de uma capela dedicada a São João Batista, substituída por outro templo em 1684.

De 1700 a 1800, a freguesia de São João de Itaboraí apresenta um notável desenvolvimento. Em 1778, era a mais importante da Vila de Santo Antônio de Sá, considerada um grande centro agrícola. Em 1780, grande parte do açúcar produzido pelos 80 engenhos das freguesias próximas era embarcado em caixas de madeira nos 14 barcos pertencentes ao porto (daí o nome "Porto das Caixas").

Em 1829, a Freguesia São João de Itaboraí foi atingida por uma epidemia de malária, causando muitas mortes e grande prejuízo para a região. Em 15 de janeiro de 1833, através de um Decreto Imperial, a freguesia foi elevada à categoria de Vila e, a 22 de maio do mesmo ano, instalou-se a primeira Câmara de Vereadores.

A partir de 1850, os transportes fluviais foram gradualmente substituídos pelos ferroviários e, em 23 de abril de 1860, com a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Niterói-Cantagalo, Itaboraí consolidou a sua importância econômica, pois recebia toda a produção de gêneros do Norte Fluminense pela ferrovia e a enviava em embarcações pelo rio Aldeia até o rio Macacu (e deste para a Baía de Guanabara para ser comercializada). Contudo, a Vila de Santo Antônio de Sá, começou a entrar em decadência, pois perdia a sua condição de entreposto comercial.

Em 5 de julho de 1874 foi inaugurada a Estrada Ferro-Carril Niteroiense, partindo de Maruí, em Niterói, até Porto das Caixas. A estrada fazia a ligação de Nova Friburgo e Cantagalo diretamente ao porto da capital da província, substituindo o transporte fluvial realizado através de Porto das Caixas. A construção da estrada foi uma das principais causas do seu declínio e, por conseqüência, o da Vila de São João de Itaboraí – este também agravado pela libertação dos escravos, que levara muitos fazendeiros à falência.

Aspectos geográficos
O Município de Itaboraí possui clima tropical, chuvoso no verão e seco no inverno. Sua temperatura média anual é de 25º Celsius.

Vegetação
A vegetação anual do município é composta em maior parte por pastagens, mata de encosta, mangues e brejos. Os remanescentes de matas são observados nos setores mais íngremes e elevados nas Serras do Barbosão e do Lagarto. São matas tipicamente secundárias resultantes da regeneração natural, pois concentraram muita exploração de madeira para a obtenção de carvão e lenha no passado. No restante do município, as matas encontram-se muito fragmentadas e aparecem em locais isolados.

Os manguezais ocupam grande parte da desembocadura dos rios que desaguam na Baía de Guanabara, em áreas de pouco declive cortadas pelos rios Macacu e Guaxindiba.

Relevo
As características do relevo do município são bem peculiares entre si. As maiores altitudes da cidade são encontradas na Serra do Barbosão, a leste na divisa com Tanguá, bem como nas Serras do Lagarto e Cassorotiba do Sul , na divisa com o município de Maricá. Nas demais localidades, a Norte e a Oeste do município, predominam as planícies, onde estão concentrados os rios que convergem para a Baía de Guanabara. Entre as planícies e as serras, observa-se um relevo suavemente ondulado, com morros que raramente ultrapassam os 50 metros.

Economia
As principais atividades econômicas do município são:

Manufatura (cerâmica decorativa e utilitária);
Fruticultura;
Agricultura de subsistência;
Apicultura;
Pecuária extensiva;
Extrativismo mineral;
Setor terciário (comércio e serviços).




Abraços Leais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário